quarta-feira, abril 14, 2010

Saúde:Anvisa apreende lote de vacinas falsificadas contra Gripe A


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta à população sobre a venda e a falsificação de vacinas contra a Gripe A (H1N1). Na última sexta-feira, a Polícia Federal e agentes da Anvisa apreenderam vacinas falsificadas contra a Gripe Suína em uma farmácia de Minas gerais, no município de Dom Cavati, região de Governador Valadares. Os produtos piratas eram cópias de medicamentos do laboratório Sanofi-Pasteur.
O dono da drogaria e a farmacêutica do estabelecimento foram presos. As vacinas vinham da Soros e Vacinas Spardini, uma distribuidora que funcionava numa casa em Governador Valadares. O dono da distribuidora não foi localizado.
Aqueles que acreditam ter tomado a dose de vacina falsificada devem monitorar as reações, segundo a Anvisa. Um médico deve ser procurado. Como a composição do medicamento não é conhecida, a dose pode causar reações alérgicas ou mesmo nenhuma reação.
Em comunicado, a Anvisa alerta que "a venda de quaisquer vacinas em farmácia e drogarias é proibida. As vacinas vendidas nesses estabelecimentos são provavelmente falsificadas ou de produção clandestina".
A Anvisa informou que a vacina contra a Influenza A (H1N1) está sendo distribuída gratuitamente nos postos de saúde do país. Já as pessoas de faixas etárias não cobertas pela campanha de vacinação do Ministério da Saúde podem comprar o medicamento em hospitais e clínicas privadas autorizadas.

Nenhum comentário: