segunda-feira, março 15, 2010

Idosos receberão duas vacinas contra gripe comum e a H1N1

No dia 24 de abril tem início a Campanha de Vacinação contra a Gripe Comum para os idosos. Na mesma data também terá início a etapa da campanha de vacinação contra a H1N1 destinada a pessoas com 60 anos ou mais de idade portadores de deficiências crônicas nos rins, coração, pulmão, fígado, que tenham diabetes ou câncer. "As pessoas com 60 anos ou mais que também forem portadores de deficiências crônicas receberão as duas doses, contra a gripe suína e contra a comum", informou.
De acordo com Norma Sena, coordenadora da Vacinação do Departamento de Vigilância à Saúde, o levantamento feito e apresentado pelo Ministério da Saúde é de que 4.288 idosos com doenças graves sejam imunizados contra a Influenza A.
Norma conta que as doses da vacina serão disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde do município. "Os agentes comunitários realizaram levantamento das áreas quanto ao número de idosos. E caso algum que preencha os requisitos do Ministério da Saúde não tenha sido contabilizado pode comparecer a partir de 24 de abril para ser imunizado", explicou.
Conforme Ministério da Saúde, a etapa para vacinação dos idosos ocorrerá de 24 de abril a 7 de maio em todo o país. Antes desta etapa, de 22 de março a 2 de abril serão vacinadas contra a H1N1 gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos e a população com doenças crônicas.
Sem seguida, de 5 a 23 de abril serão vacinadas as pessoas de 20 a 29 anos de idade. E após a etapa direcionada aos idosos, será promovida pelo Ministério a etapa para população entre 30 e 39 anos de idade.

Nenhum comentário: