quinta-feira, março 11, 2010

Hemonorte do RN recomenda que doação deve ser antes da vacinação contra H1N1


O Hemocentro do Rio Grande do Norte “Dalton Barbosa Cunha” (Hemonorte) recomenda que os doadores de sangue no Estado devem primeiro fazer sua doação, antes de se vacinar contra o vírus da gripe A (H1N1). Em todo o Brasil, a vacinação está sendo realizada em cinco etapas, de acordo com a faixa etária da população a ser vacinada.
Para isso, o doador (ou doadora) poderá se dirigir à sede do Hemonorte, na avenida Alexandrino de Alencar, 1.800, Tirol, em Natal, de segunda a sábado das 7h às 18h; também ao posto fixo de coleta da zona norte, na avenida Paulistana, Casa da Cidadania, em Panatís, de segunda a sábado das 8h às 17h; ou ao ônibus de coleta que fica no centro da cidade, na avenida Deodoro, em frente à Catedral Metropolitana, que atende de segunda a sexta-feira das 8h às 17 horas.
Os hemocentros reconhecem a importância das ações de vacinação contra a influenza pandêmica em todo país, que tem como objetivo manter o funcionamento dos serviços de saúde envolvidos na resposta à pandemia e reduzir a mobimortalidade associada à infecção pelo vírus da gripe. Mas, preocupa-se, com o equilíbrio de seus estoques de sangue.
Ao todo, a estimativa é de vacinar 62.580.887 no país, desenvolvendo as seguintes etapas:
1ª etapa: de 8 a 19 de março – trabalhadores da saúde e população indígena
2ª a 4ª etapas: 22 de março a 21 de maio: gestantes;
2ª etapa: 22 de março a 2 de abril – crianças entre 6 meses a 1 ano e 11 meses de idade, bem como pacientes com doença crônica;
3ª etapa: 5 a 23 de abril – adultos entre 20 e 29 anos de idade;
4ª etapa: 24 de abril a 7 de maio – pessoas com 60 anos ou mais com doença crônica;
5ª etapa: 10 a 21 de maio – adultos entre 30 e 39 anos de idade.

Nenhum comentário: