sexta-feira, março 12, 2010

AQUECIMENTO GLOBAL


Verões mais quentes e invernos mais rigorosos, maior número de enchentes, secas e incêndios florestais, aumento da intensidade de tempestades e furacões, derretimento de geleiras e das calotas polares e elevação do nível do mar são algumas das consequências das mudanças climáticas já percebidas em várias partes do planeta. Essas alterações ocorrem em função do aumento da temperatura média em todo o mundo, e são causadas por um fenômeno conhecido como AQUECIMENTO GLOBAL, que vêm ocorrendo nos últimos 150 anos.
É comum as pessoas culparem o EFEITO ESTUFA por essas alterações climáticas. Mas o efeito estufa é um fenômeno natural que existe para manter a Terra aquecida. Sem essa camada de proteção, formada por gases, o nosso planeta seria coberto de gelo.
O problema surgiu quando o homem passou a desenvolver novas tecnologias e a queimar combustíveis fósseis, como carvão e o petróleo. O resultado foi o aumento da emissão de gases que causam o efeito estufa na atmosfera, que consequentemente, passou a ficar mais aquecido do que o normal.
Cientes do perigo que as mudanças climáticas podem representar para a humanidade, autoridades mundiais têm tomado uma série de atitudes para reverter essa situação.
O objetivo agora é fazer com que países diminuam os níveis de emissões de dióxido de carbônio (CO2 – o principal gás do efeito estufa). Para isso, autoridades assinaram o Protocolo de Quioto, um tratado internacional que determina metas de redução de emissões de gases e estimula o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. (Adaptado do site Carbono Brasil: http://www.carbonobrasil.com/)
>>>

E você santa cruzense, o que tem feito para amenizar essa chama? Apaga uma luz desnecessária? Desliga a torneira quando não está usando? Aprendeu a reciclar? A prendeu a coletar o lixo de forma correta?Lembre-se sempre, nós também somos responsáveis.Plante uma árvore.

Nenhum comentário: