Todos concordam que a água é um elemento vital para nossa sobrevivência. Porém, apesar de sua importância, este recurso natural tão precioso está sendo ameaçado pelo desperdício e pela poluição de rios e lagos. Se a situação continuar nessa proporção desenfreada, a escassez de água poderá se tornar um problema real, de proporções globais.
Para oportunizar um momento de reflexão sobre este bem tão valioso, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou no dia 22 de março de 1992 o Dia Mundial da Água. A data propõe à sociedade uma maior discussão acerca de diversos temas relacionados a este importante bem natural.
De acordo com dados da ONU, apesar de dois terços do planeta Terra serem recobertos por este precioso líquido, apenas 0,008 % do total da água existente em todo o mundo é potável, própria para consumo. Embora seja abundante, a quantidade de água no planeta permanece constante, enquanto seu consumo aumenta gradativamente, o que poderá resultar em sua escassez num futuro próximo.
A situação é preocupante, principalmente devido ao consumo inconsciente e aos atos prejudiciais às fontes de água. Conforme dados da ONU, cada brasileiro gasta, em média, 200 litros de água por dia, um volume cinco vezes maior que o recomendado pela Organização.
O problema ainda tem outro agravante: boa parte das fontes desta água, como rios, lagos e represas, esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. O rio Apodi-Mossoró é um bom exemplo da ação do homem prejudicando o futuro do planeta. Por décadas, a poluição do rio é um problema cotidiano aos mossoroenses e por todo este tempo foram feitas somente ações paliativas para resolver a situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário