segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Veja um pouco da história da nossa gente,SANTA CRUZ RN







Que a Rua Cega Matilde é a rua mais carente de Santa Cruz e uma das mais esquecidas pelo poder público, todo mundo já sabe, o que poucos sabem é que este nome é da primeira moradora da comunidade. Pois é, a Senhora Francisca Matilde da Conceição veio de um pequeno povoado do interior da Paraíba e em 1948 fixou moradia às margens da estrada que liga Santa Cruz/São Bento do Trairí. Sendo muito conhecida pelas novenas que realizava em sua casa, onde São Sebastião e de São João eram celebrados pela Senhora que era Cega da visão, mas tinha uma noção sobre as coisas que estavam ao seu redor, sobre o mundo distante. A mesma tinha um pequeno boteco que servia de parada para os que iam ou vinham para São Bento. Tomar uma pinga, ou comer um doce ou mesmo uma solda no "boteco "da Cega Matilde era motivo se alegria para os que ali paravam.

Detalhe: a senhora Francisca Matilde ficou cega aos 24 anos de idade, quando foi tomar um banho e saiu já sem visão. Ela faleceu poucos dias após a enchente de 01 de Abril de 1981.

Se viva estivesse, a cega Matilde estaria vendo o sescaso dos governantes de Santa Cruz para com esta rua tão carente!

Próximo de onde a Cega Matilde morava, há uma cruz que é de seu filho que morreu ali enforcado após "mexer" com três "cabocas". Os pais das moças pressionaram o cabra para casar e ele aperreador do juízo botou a corda e foi à viagem eterna. Há tembém ruína de um tanque que pertencia a sua casa.


POSTADO POR: VEREADOR LUCICLAUDIO






Nenhum comentário: