quarta-feira, julho 07, 2010

Comissão do Meio Ambiente do Senado aprova Projeto de Rosalba que trata do aproveitamento de poços da Petrobras no abastecimento d’água


Projeto de Lei da senadora Rosalba Ciarlini(foto), que propõe o aproveitamento de poços da Petrobras para o abastecimento d’água nas comunidades, foi aprovado hoje pela Comissão de Meio Ambiente do Senado.

O Projeto obriga a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Combustível (ANP) a dar informações à Agência Nacional de Águas (ANA), sobre os poços improdutivos para petróleo e gás natural, mas que servem para a produção de água para o abastecimento de localidades que enfrentam a falta do produto.

Rosalba propõe que a comunicação seja feita pela ANP no decorrer da exploração ou no final quando houver desistência e devolução das concessões.

Com isso, os poços perfurados pela Petrobras poderão ser aproveitados, até mesmo antes de serem tamponados.

Além de apressar o aproveitamento para resolver o grave problema de abastecimento d’água nas comunidades, a Lei evitará despesas com o fechamento dos poços.

A senadora considera que se houver um acompanhamento durante a perfuração desses poços, a utilização pelas Prefeituras poderá ser feita de maneira mais rápida, sem prejuízos para a empresa.

“São poços perfurados em terra que não configuram descoberta comercial desses recursos energéticos, mas que demonstram viabilidade para obtenção de água proveniente de aqüíferos” determina o Projeto de Lei de Rosalba

Nenhum comentário: