quarta-feira, outubro 20, 2010

Acidentes domésticos: rede elétrica

O leitor sabia que de cada 5 casas, 3 possuem instalações elétricas inadequadas? Prevenir acidentes e incêndios é dever de todos e a prevenção deve começar dentro do lar. Algumas dicas simples se fazem necessárias:
1) Você sabia que uma lâmpada de 100 Watts quando acesa pode chegar a 600 graus de temperatura. Por isso, sempre mantenha cortinas, panos, papel ou qualquer coisa que possa incendiar, longe de lâmpadas, torradeiras e aquecedores portáteis.
2) Jamais sobrecarregue tomada e se porventura soltar fumaça desligue imediatamente a energia na caixa de força.
3) Jamais toque em eletrodoméstico pegando fogo. Apenas desligue ou corte a energia na chave geral.
4) Não jogue água em fogo provocado por eletricidade, pois assim você estará piorando a situação. Use extintor de incêndio apropriado para fogo provocado por eletricidade, identificado com etiqueta com numeração "C".
5) Cuidado com lâmpadas decorativas de Natal: Veja se elas não sobrecarregam o circuito e se não há rachaduras ou desgastes nos fios. Ao viajar, recomenda-se desligar toda a decoração.
6) Tenha uma malha de aterramento eficiente e tomadas de 3 pontos em toda residência, são garantias de segurança.
7) Coloque um protetor plástico nas tomadas ao alcance de crianças.
8) Proíba seu filho de subir em árvore atravessada por fios, empinar pipa perto da rede elétrica, entrar em estações para pegar balões e pegar pipa enroscada nos fios.A maioria dos acidentes domésticos envolvendo a rede elétrica ocorre em cozinhas e banheiros. Mantenha qualquer aparelho longe de pias, banheiras e superfícies molhadas. Na verdade, dicas simples previnem grandes problemas

Nenhum comentário: